“A presença do analista é ela própria uma manifestação do inconsciente” [LACAN, Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (1964). Rio de Janeiro: Zahar, 2008. (O seminário, 11), p. 121].
Tratando sobre a função do psicanalista clínico, essa abordagem é um tema bastante complexo e cheio de facetas, que tem envolvido diversas abordagens e perspectivas dentro dos estudos da psicanálise. Diante disso, durante a nossa transcrição textual, abordaremos algumas reflexões que não tangem ao papel do psicanalista no exercício de sua profissão e sua prática clínica.
Ao visualizarmos os detalhes sobre a função do psicanalista, entendemos ser mais que necessário esclarecer alguns conceitos básicos da psicanálise. E tudo o que aqui expusemos, possui base nos ensinamentos de Sigmund Freud, judeu e pai da psicanálise, que viveram no século XIX. Iremos tratar sobre a teoria e a prática clínica criada por ele.
A psicanálise possui como ponto central, o estudo do inconsciente e dos processos psíquicos inconscientes. Como são entendidos e como são determinantes no comportamento humano.
PSICANALISANDO OS CONFLITOS PSÍQUICOS
O objetivo principal da psicanálise é ajudar o paciente a compreender e lidar com seus conflitos psíquicos, que habitam em seu inconsciente. Tais sintomas não tratados acabam por se manifestarem nos sintomas físicos ou emocionais. A função do especialista em psicanalítica é criar um ambiente seguro e acolhedor para que, aquele que por concreto, possa vir a se manifestar voluntariamente, explorando assim, seus conflitos inconscientes.
É importante ressaltar aqui que o processo psicanalítico pode ser longo e complexo. Sem dúvida alguma, é preciso haver um comprometimento do paciente e do profissional, no processo de exploração e transformação profunda do estudo. O exercício ético da função do especialista em psicanalizar é fundamental na promoção da saúde mental e emocional do paciente.
Antes de iniciar o processo da psicoterapia na abordagem da psicanálise, primeiro o paciente precisa passar por uma entrevista de avaliação. Caso seja detectada a necessidade de um profissional em psicanalização, o processo então segue, com o agendamento de algumas sessões terapêuticas, onde será identificada a causa da anomalia emocional. Todo o processo pode levar de 4 meses a alguns anos de tratamento, já que há casos tão profundos, que é quase impossível de ser tratado rapidamente.
É comum que alguns clientes, após receberem o tratamento, em tempo encontrem um pouco livres de suas angústias, fobias, medos e depressões. No entanto, também é comum que alguns após receberem a cura, procurem continuar com as sessões terapêuticas como uma forma de reforço clínico.
Caso você precise de um terapeuta, não se abstenha de nos procurar, entre em contato com HOJE AINDA , para que possamos conversar um pouco sobre os motivos que ele trouxe até nós, e quem sabe, iniciar o tratamento.







